domingo, 1 de abril de 2012



Santo Antônio do Rio Abaixo




História


O nascimento de um povoado, com seus aglomerados de casas ocupando um espaço acidentado entre as margens de um rio aurífero e as encostas de pequenos morros, assim surgiu Santo Antônio do Rio Abaixo. A expedição que fundou Santo Antônio do Rio Abaixo se compunha de bandeirantes portugueses das famílias Duarte e Alvarenga. Os bandeirantes iniciaram a mineração de ouro nas terras da Fazenda Morro Grande, construindo, à margem direita de um rio, uma capela para Santo Antônio e também seus casebres, formando, assim, um pequeno povoado. Por ter sido construído seguindo as correntes das águas, recebeu a denominação de Santo Antônio do Rio Abaixo. Mais tarde, elevou-se à categoria de vila e tornou-se distrito de Conceição do Mato Dentro, em 4 de janeiro de 1875. Emancipou-se em 1º de março de 1963.


Fundação


Em 1695, o bandeirante Borba Gato descobre ouro em Sabará. Em seguida, Borba Gato explora o Rio Santo Antônio, no município de Ferros, onde fixa residência (povoado Borba Gato). Com ele, outros desbravadores vieram e foram encontrando em abundância, o ouro aluvião, no Rio Santo Antônio, fixam residências em sua margem direita, dando origem ao arraial Santo Antônio do Rio Abaixo. Já no ano 1787, com uma população fixada à margem do Rio Santo Antônio, estimada para cima de 400 pessoas, José Ferreira Santiago, dirigiu-se ao rei pedindo licença para levantar uma capela que servisse para ele e seus vizinhos. Seu pedido foi aceito em 10 de março de 1788.


Emancipação


A criação do município de Santo Antônio do Rio Abaixo se deu no dia 30 de dezembro de 1962. A instalação do mesmo se deu no dia 1º de março de 1963. Em 30 de junho, houve as primeiras eleições para prefeito, vice-prefeito e para os vereadores da Câmara Municipal, sendo empossados no dia 3 de setembro de 1963.


Fotos




Comentário

 Já conheço a cidade, um lugar simples, tranquilo, bom para repousar!
Postado por: Marcela Luisa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário