sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Serro- Minas Gerais

Serro é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 21.869 habitantes.Município rodeado por serras, morros, rios e cachoeiras, o Serro se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo histórico e ecológico. Situada no centro-nordeste de Minas Gerais, na região central da Serra do Espinhaço, Serro fica a 230 quilômetros de Belo Horizonte. É também uma importante Cidade do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, uma herança das minas que atraíram os Bandeirantes paulistas e nordestinos no século XVIII.
O Serro fez fama por ser um ótimo lugar para um roteiro gastronômico. Seu principal produto é o  Queijo do Serro, registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais. O queijo, inclusive, é o motivo da festa que acontece em agosto no Parque de Exposições, com concurso leiteiro, shows e vaquejada. Das tradicionais festas religiosas, o destaque é a festa de Nossa Senhora do Rosário, com celebrações, barraquinhas, shows, apresentações de artistas da cidade e manifestações folclóricas. A Festa do Divino, no mês de maio, é celebrada com missa solene, procissão e manifestações folclóricas como a dança do Bumba-meu-boi, a subida do pau-de-sebo e a disputa do quebra-pote.

Rodeada por montanhas, a cidade é muito procurada pela beleza de sua paisagem. Os visitantes encontram boas alternativas para caminhar, descansar e contemplar a natureza. Uma área de 4700 ha do Parque Estadual do Itambé abrange os municípios do Serro, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas. Este parque abriga diversas espécies animais, nascentes, cachoeiras e cabeceiras de rios que alimentam o Jequitinhonha e o Rio Doce. É um bom local para se observar a típica vegetação do Cerrado.

 


Parque Estadual do Itambé

 Hoje, duas excelentes atrações do Serro são os distritos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, paraísos ecológicos já famosos como destinos turísticos mineiros. Os povoados de Três Barras e Capivari também são locais para quem procura a paz, a tranqüilidade das serras e as belíssimas cachoeiras. Capivari está na rota para quem deseja subir o Pico do Itambé. Nos seus arredores, existem trilhas que revelam impressionantes paisagens do cerrado mineiro. Tempo Perdido e Coqueiros são duas belas cachoeiras com praias de areia branca, presentes da natureza para quem percorre os caminhos de Capivari.

Milho Verde                   




 São Gonçalo

Comentário:
Não conheço essa cidade, mais o queijo sim,e é muito bom!!


Postado por:
Natália Soares




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carrancas



Considerada como um dos mais recentes pólos de ecoturismo em Minas Gerais, Carrancas se destaca pelos inúmeros atrativos naturais.
É a "terra das cachoeiras", onde você pode passear livremente entre quedas d´água, córregos, rios, riachos, vaus e corredeiras.


As atrações naturais da cidade são lindas!


Pelas fotos o lugar parece ser magnifico, assim que tiver a oportunidade farei questão de conhece-lo.

Postado por: Marcela Luisa

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Serra do Cipó

Cachoeira Grande

Além de ser um dos mais belos cenários de Minas Gerais, a Serra do Cipó é considerada uma das maiores áreas de biodiversidade do planeta. Inserida na Estrada Real e no Circuito do Diamante, com um Parque Nacional, relevo especialmente acidentado, beleza cênica ímpar, inúmeras cachoeiras e uma das floras mais diversificadas do mundo, a região contabiliza um acervo invejável para o lazer, a prática de atividades ao ar livre, e a pesquisa científica. Além da natureza pródiga, sítios arqueológicos revelam vestígios de comunidades primitivas que deixaram registros nas paredes de diversas cavernas. Visitar a Serra do Cipó é realizar uma viagem surpreendente e, a cada visita, novas aventuras, algo diferente a contemplar.

Cachoeira do Tomé

Cânion das Bandeirinhas - Parque Nacional

domingo, 19 de fevereiro de 2012

A NATUREZA E O FORRÓ DE ITAÚNAS

As famosas dunas de Itaúnas e o mar
Itaúnas localiza-se a 23 km de distância da cidade mais próxima, Conceição da Barra, e a 60km de distância da maior cidade mais próxima (São Mateus). O acesso se dá obrigatoriamente por uma estrada de barro, que parte dos km 8 e 18 da Rodovia Estadual ES-421, rodovia esta que liga a BR-101 à cidade de Conceição da Barra. Apesar de o acesso a Itaúnas se dar por estrada de barro, em meio a plantações de eucalipto, o estado de conservação da pista é excelente. A Vila oferece toda a infraestrutura necessária, dispondo de energia elétrica e água tratada e encanada em todos os estabelecimentos residenciais e comerciais lá existentes, assim como nas áreas reservadas e próprias para camping.

Toda a beleza de Itaúnas encontra-se no meio do Parque Estadual de Preservação Ambiental. E devido a sua importância, é que o destacamos neste blog, pois é um local que vale a pena conhecer.

Vista da praia e ao fundo o Parque Estadual de Itaúnas
O Parque Estadual de Itaúnas é uma unidade de conservação que se estende pelo litoral desde a foz natural do Rio Itaúnas, na Cidade de Conceição da Barra, até a divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, na foz do Riacho Doce. Foi criado em 8 de novembro de 1991 e em 1992 foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Possui 3 200 hectares e uma gama variada de ecossistemas, como praia, manguezal, restinga, alagados, mata atlântica de tabuleiro, rio e dunas, um dos mais belos locais do Espírito Santo. O conjunto do Parque Estadual de Itaúnas é considerado pelos ecologistas como sendo um dos mais belos locais do Espírito Santo.
Itaúnas não possui apenas tranquilidade e natureza conservada como principais atrações. Esse  arraial é famoso pelas dunas e pela dança, que faz parte da cultura local.  E para quem gosta de um forrozinho em meio a natureza exuberante, este é o lugar certo!


Festival Nacional de Forró de Itaúnas
Festival Nacional de Itaúnas
Anualmente Itaúnas recebe a visita de dezenas de milhares de forrozeiros de todas as regiões do país, que se deslocam até a vila para desfrutar do mais autêntico  forró pé-de-serra, que por lá toca o ano inteiro. Anualmente, no mês de Julho, é realizado o "Festival Nacional de Forró de Itaúnas" e "Circuito de Forró", eventos onde bandas e dançarinos se apresentam durante duas semanas seguidas em palcos espalhados por toda a vila e em praça pública, produzindo muito forró e animação. Nessa época, Itaúnas é literalmente invadida por dezenas de milhares de pessoas de todo o Brasil e de diversas partes do mundo, que se espalham pelas diversas pousadas, áreas de campings e residências existentes no local.
O Festival é o maior do mundo e, no ano de 2011 reuniu mais de 30.000 pessoas em apenas uma noite (sábado, dia 23), as quais se espalharam pelos diversos pontos de forró distribuídos pela pequena vila, como o Buraco do Tatu, Crepe Samba Kone e Bar do Forró, apenas para citar os mais conhecidos. Ao todo, mais de 50 000 pessoas frequentaram o Festival de Forró de 2011, durante as duas semanas de sua duração.