terça-feira, 20 de março de 2012

TRÊS MARIAS

Três Marias
O principal atrativo da cidade é o imenso Lago de Três Marias, uma represa do rio São Francisco. Com mais de mil quilômetros quadrados de superfície, o "mar" de águas doces e azuis margeia campos de cerrado, florestas de buritis e grandes veredas que encantaram e inspiraram o escritor Guimarães Rosa.

Lago de Três Marias

Para quem viaja com a família, as pousadas de lazer afastadas da área urbana são boas opções de hospedagem, com direito a passeios de barco e pescaria.
Belas cachoeiras também garantem a fama de Três Marias, como a do Guará, com quatro quedas e extensa corredeira. Já as cachoeiras do Riachão e das Virgens são perfeitas para banhos refrescantes.

Ao longo do ano, a cidade sedia campeonatos regionais de vela, além de  corridas de canoa envolvendo pescadores artesanais de Minas.

Cachoeira do Guará


Comentário: Parece ser uma cidade realmente encantadora, afinal foi inspiração para um livro "O Grande sertão: Veredas".
Tenho muita vontade de conhecer Três Marias.


Postado por: Aline Cristina Silva Fernandes.

Parque Estadual do Itacolomi



Avistado de longe, já na estrada a caminho de Ouro Preto, o Itacolomi desperta a curiosidade de quem passa. São mais de 1700 metros de altitude, perfeitos para pessoas que apreciam a prática de caminhadas e o contato com a natureza.


Localizado no sudeste de Minas, a 110 quilômetros de Belo Horizonte, o Parque Estadual do Itacolomi foi criado em junho de 1967. São 7548 hectares de belas e misteriosas paisagens, pertencentes aos municípios de Ouro Preto e Mariana. Vales e montanhas cercam o patrimônio histórico e cultural contidos no parque.
Maciço do Itacolomi
A abundância natural da região está por toda parte. Coberto por uma vegetação bastante diversificada, o parque abriga campos rupestres, florestas de candeias e possui grandes áreas remanescentes da Mata Atlântica. As quaresmeiras são as árvores predominantes, encontradas principalmente ao longo dos cursos d'água como o córrego dos Prazeres e o ribeirão Belchior. Nas partes mais elevadas das montanhas aparecem os afloramentos rochosos, onde predominam as gramíneas e ciperáceas, sendo freqüentes as canelas-de-ema. Também é muito comum encontrar bromélias e exóticas orquídeas, que atraem a atenção e o interesse dos visitantes.  
O Parque do Itacolomi concentra uma fauna diversificada. São mais de 400 espécies, conforme o levantamento do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra a reserva. Há uma grande variedade de animais raros, como o beija-flor de gravata, a lontra e o gato-mourisco. Porém, a região tem sofrido com a ameaça de extinção de algumas espécies. Dentre elas está o lobo-guará, a onça parda, o macaco sauá, a ave povó e o tamanduá-mirim. Na época de seca, os incêndios são uma preocupação constante. Por isso todo o cuidado é exigido de quem visita o parque.
Casa Bandeirista da Fazenda São José do Manso 
 Ademais às belezas naturais, o Parque do Itacolomi reserva expressivos monumentos históricos. Símbolo da ocupação do território mineiro, a Casa Bandeirista da Fazenda São José do Manso hoje é museu. Outrora, a fazenda foi uma grande produtora de chá preto no século XVIII. Lá estão instaladas as máquinas e alguns objetos referentes ao processamento do chá. A Chácara do Cintra também chama a atenção. Formada por admiráveis ruínas, a sede, proveniente do século XVIII, atrai muitos visitantes. 
Lago da Reserva Florestal do Manso 
Mas a maior atração do parque é conhecer o pico. São aproximadamente 8 quilômetros, equivalentes a quatro horas de caminhada leve. A ida, que alterna trechos planos e de subida, deixa inquietos os visitantes mais curiosos, interessados em alcançar logo o topo. A volta é mais tranqüila, podendo demorar menos de duas horas. Vale a pena o esforço. Além do prazer do contato com a natureza, o Itacolomi proporciona uma das mais belas vistas de Ouro Preto, Mariana e das montanhas que guardavam e ainda guardam as minas de ouro. Fica a pergunta: quem serão os novos bandeirantes?
Reserva do Manso Grande

OBS: Para subir até o pico é necessária autorização. O parque está aberto à visitação pública. Orientamos a respeitarem as normas do parque vá á visitação acompanhado de um guia local autorizado.

COMENTÁRIO: esse parque é muito famoso, de fácil localização e cheio de atrações. Mesmo com todas essas qualidades eu que morei em Mariana e Ouro Preto, nunca fui visitá-lo (é um absurdo), chega até ser um desleixo. Mas um dia eu irei visitar o parque.

POSTADO POR: Ramiele Silva

domingo, 18 de março de 2012

Entre serras e cachoeiras está o paraíso!
 
Jaboticatubas está inserida na Serra do Espinhaço e abriga 65% da área total do Parque Nacional da Serra do Cipó, um santuário ecológico que contém uma profusão de flores, pássaros, mamíferos, anfíbios, peixes, cachoeiras e outras maravilhas que encantam quem o visita.  
Além da já famosa Serra do Cipó, Jaboticatubas possui outras belezas naturais para serem admiradas: as cachoeiras deslumbrantes da Serra da Contagem e da Serra do Bené, as piscinas naturais do Rio Bom Jardim, o impressionante canyon e as quedas d'águas do rio Jaboticatubas em São José da Serra.
Todas essas belezas naturais vêm despertando o interesse de turistas em busca de um espaço propício ao relaxamento e descanso. Também as pessoas que gostam de ação e aventura encontram ambientes que propiciam a prática de esportes ligados à natureza.
O comércio e a hotelaria em Jaboticatubas são bem estruturados, contando com pousadas, restaurantes, mercearias, açougues, floricultura, clubes, lojas de artesanatos, posto médico, posto policial da PM, correio, telefonia fixa e celular.
O acesso à cidade é fácil e as estradas encontram-se em bom estado de conservação, sendo todo trecho asfaltado. Uma linha de ônibus liga BH a cidade. 

Inserida na Serra do Espinhaço, Jaboticatubas abriga 80% da área total do Parque Nacional da Serra do Cipó, um santuário ecológico onde a fauna e a flora são uma das mais ricas e diversificada de Minas.
Locais menos desconhecidos, porém não menos atrativos como o distrito de São José da Serra, Serra de Contagem e Serra do Bené são também ótimas opções de lazer para os turistas. 

 


Comentário

Nos recantos turísticos de Jaboticatubas, a beleza e harmonia são um presente da natureza aos seus visitantes. 

Postagem

Diego Braz Maciel

Salinas- Minas Gerais

Salinas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população é de 39.182 habitantes conforme os primeiros resultados do censo 2010.
O município é conhecido pela qualidade do requeijão e da carne de sol, pelas tradições, pelo folclore e pela produção agropecuária. Mas nada lhe dá mais notoriedade do que as suas famosas cachaças, com destaque para a lendária "Havana/Anísio Santiago", considerada a mais famosa marca de cachaça artesanal do país - a garrafa pode custar mais de quinhentos reais. Atualmente, o município é o mais importante pólo nacional de produção de cachaça de alambique com mais de 50 marcas e produção anual que gira em torno de 4 milhões de litros. Outras atrações da cidade são as Festas Juninas, a Corrida e Caminhada de Salinas, realizada em 26 de junho, o Festival Mundial da Cachaça, as jazidas minerais e o artesanato.






                                                                                                                                                    
Comentário: Pra quem gosta de uma boa cachaça, Salina é o lugar certo pra ir.


Postado: Natália Soares