terça-feira, 1 de maio de 2012

Curvelo - MG


Encontra-se situado na mesorregião central de Minas Gerais, na microrregião de Curvelo, com uma área de 3.306,1 km², distante aproximadamente 170 km da capital mineira. Tem localização privilegiada numa região servida por importantes sistemas rodoviários, onde se destaca a rodovia BR-040 que faz a ligação entre Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a BR-135 (Trajeto Rio/Bahia) e BR-259 (Acesso à Diamantina).Por volta de 1700, baianos e paulistas, dentre outros desbravadores – aqueles subindo ou descendo os rios São Francisco e Guaicuí em busca de ouro e pedras preciosas –, tinham como pouso as margens do ribeirão Santo Antônio. Alguns decidiram ficar nestas paragens e, em torno de humilde capela, deram início ao núcleo populacional.Depois de existir como arraial e distrito, designado por outras denominações, Curvelo se desmembrou de Sabará e se tornou município autônomo, por um decreto da Regência, de 13 de outubro de 1831, tendo como sede a vila homônima. Em 30 de julho de 1832, foi instalada a Câmara de Vereadores. Em 7 de dezembro do mesmo ano, houve a ereção do pelourinho, símbolo da autonomia do poder, e, em 15 de novembro de 1875, a sede da comuna elevou-se à categoria de cidade.Destacou-se durante longos anos na cotonicultura, sendo considerada a "terra do ouro branco". Aliás, sua rica indústria receberia prêmio internacional na Itália, em Turim, no ano de 1911. Teve, e ainda tem grande evidência em outros setores, como agropecuária, educação, comércio, serviços, cultura e saúde.É a cidade-mãe de muitos distritos hoje emancipados, tais como Morro da Garça, Inimutaba, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama. É também o berço de uma das mais elegantes facas brasileiras, denominada "Curvelana" e que teria surgido por volta de 1880-90.

Entre os principais locais turísticos, existem:
O Centro Cultural de Curvelo: está localizado no prédio da antiga Estação Ferroviária, que foi reformada e recuperada para abrigar o museu, espaço de multimédia, biblioteca e galerias de arte


























.A Basílica de São Geraldo: é a segunda Basílica de São Geraldo do Mundo, a primeira está em Muros, na Itália, onde o santo está enterrado. A Oitava de São Geraldo acontece na última semana de agosto, com encerramento pela arrojada procissão de São Geraldo no primeiro domingo de setembro, quando a cidade recebe uma multidão de romeiros de todas as partes do país e até do exterior.



A Matriz de Santo Antônio: foi benzida em 1877, tem como forte atração o Altar-Mor entalhada pelo mestre Chico Entalhador.
O Forró de Curvelo: é promovido por entidades, clubes de serviço e a prefeitura, sendo realizado em data que transita o primeiro fim de semana de julho. Durante os quatro dias de festa, são armadas barracas em praça pública com direito a grandes shows de artistas nacionais, concursos de música popular, danças e outras brincadeiras. Todas as barracas oferecem pratos típicos com cardápios variados. O Forró de Curvelo é um evento em âmbito estadual, envolvendo não só as cidades próximas, mas também trazendo turistas da capital, de cidades mais afastadas e até de outros estados.
O Parque de Exposições Ernesto Salvo: é o local onde é realizada anualmente, há mais de 60 anos, a tradicional Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo.



A Lapa do Mosquito: é uma gruta explorada pelo dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que será aberta ao público tão logo seja liberada por mapeamento e adequaçao para visitaçao pública





Além desses, há também a Praça Benedito Valadares; a Praça Tiradentes; a Praça Voluntários da Pátria (Praça da Basílica), a Praça Central do Brasil; a Feira do Bairro Bela Vista; o Estádio Salvo Filho; o Clube Recreativo Curvelano (sede campestre); e a Feira da Estação.


Comentário: Parece ser uma ótima cidade pra se conhecer,passar um final de semana diferente.

Postado por: Natália Soares

segunda-feira, 30 de abril de 2012

NATAL - RN

Conhecida como Cidade do Sol, Natal , capital do Rio Grande do Norte está localizada no nordeste brasileiro e oferece ao visitante belíssimas praias, entre elas, Ponta Negra, localizada no sul da cidade, que é uma das mais animadas e freqüentadas, onde existe um grande número de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e casas de shows.
A alta temporada vai de novembro à fevereiro ou março (geralmente até o final do carnaval), e novamente julho, época em que os vários hotéis ficam lotados.
Natal é uma cidade histórica e não se resume a apenas belezas naturais. Possui um belo centro histórico que ajuda a remontar um pedaço do processo de colonização do Brasil. Mas, neste momento vamos nos restringir em abordar um pouco das suas belíssimas praias.
Praia Ponta Negra e Morro do Careca

Praias

Ponta Negra
Distante 14 km do centro de Natal, Ponta Negra é considerada uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro. Sua denominação provém das pedras escuras que a circundam.
Morro do Careca
É uma duna de 120 m margeada por vegetação que se localiza ao extremo sul da praia de Ponta Negra.


Praia Areia Preta
Areia Preta
Localizada após a praia dos Artistas, sua denominação é proveniente de suas falésias de coloração escura.
Praia do Meio
Está situada entre a praia do Forte e a praia dos Artistas.

Praia do Forte
Praia do Meio e o Forte
Localizada nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com o Rio Potengi e protegida por arrecifes que formam piscinas naturais. Em suas imediações foi construída, em 1598, a Fortaleza dos Reis Magos.

Praia da Redinha
Última praia ao norte da cidade do Natal, é uma antiga vila de pescadores. No Mercado Público da Redinha a tradição é comer a famosa “ginga com tapioca”.

Praias do Litoral Sul

Cotovelo – 15 km. 
Praia da Redinha
Pirangi – 22 km (não deixe de visitar o maior cajueiro do mundo e mergulhar nas piscinas naturais).
Búzios – 23 km.
Tabatinga – 26 km.
Camurupim – 28 km.
Barreta – 32 km.
Malembá – 38 km.
Tibau do Sul – 73 km (santuário ecológico com trilhas e mirante).
Pipa – 82 km (falésias, golfinhos e agitos noturnos).
Barra do Cunhaú – 85 km (excelente para a prática de kitesurf).
Baia Formosa – 94 km.
Sagi – 115 km.

Praias do Litoral Norte

Santa Rita – 18 km.
Genipabu – 20 km (passeio de buggy e de dromedário nas dunas).
Barra do Rio – 21 km (travessia de balsa).
Pitangui – 25 km (passeios de caíque na lagoa de Pitangui).
Jacumã – 33 km (skibunda e aerobunda nas dunas e lagoa).
Muriú – 36 km.
Maxaranguape – 43 km.
Cabo de São Roque – 47 km (árvore do amor).
Caraúbas – 49 km.
Ponta dos Anéis – 52 km.
Maracajau – 54 km (parque aquático Manoa e mergulho nos parrachos).
Pititinga – 59 km.
Punaú – 65 km.
Rio do Fogo – 75 km.
Perobas – 78 km.
Touros – 96 km (esquina do continente e Farol do Calcanhar).
São Miguel do Gostoso – 112 km.
Galinhos – 160 km.

COMENTÁRIO: Estou ansiosa para conhecer essa cidade. Todo mundo que visita diz que é maravilhosa, um dos melhores lugares para visitar no Nordeste. Sol e muito calor ao longo do dia, além da água quentinha!

POSTADO POR: Ramiele Silva

Gruta Rei do Mato


Gruta Rei do Mato


O Curioso nome da gruta tem origem na lenda de que um homem de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da Revolução de 1930, teria habitado o local. O eremita atraiu a curiosidade dos habitantes de Sete Lagoas, na região central do Estado, e foi chamado de "Rei do Mato".

A Gruta Rei do Mato localiza-se em Sete Lagoas às margens da BR-040, a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Sua entrada se dá através do trevo de acesso a cidade.
A Gruta Rei do Mato, possui quatro salões, que são percorridos nos 220 metros de extensão e 30 de profundidade. As formações de estalagmite da gruta chamam a atenção de geólogos de todo o mundo. São raras as duas colunas cilíndricas com diâmetro de aproximadamente 25 centímetros e 12 metros de altura, localizadas em seu último salão. Nenhuma gruta brasileira tem esse tipo de espeleotema em seu interior.
Pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, de seis mil anos atrás, foram encontradas na Grutinha, anexo da Rei do Mato. Também foram descobertas ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado, que hoje estão em laboratórios de estudos científicos. A Grutinha expõe, também, uma réplica do Xenorhinotherium bahienses, animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.

Comentário: Fiz um trabalho de campo nessa gruta quando estava no colégio, é lindissíma.!
Postado por : Aline Cristina Silva Fernandes

Museu Aleijadinho

 

    

O Museu Aleijadinho está localizado em  Ouro Preto, no estado de Minas Gerais.
Funciona desde 1968 na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias a partir de iniciativa do padre Francisco Barroso Filho.
Possui cerca de 250 peças sacras , além de documentos gráficos. Entre as obras de Aleijadinho expostas no museu, estão leões de essa em madeira que serviam como suporte nas cerimônias solenes ; uma imagem de roca de São Francisco de Paula em pedra-sabão policromada, que "concentra todo o virtuosismo e as manifestações estilísticas do mestre" e o Crucificado. O acervo também inclui vértebras e um metacarpo atribuídos a Aleijadinho
Em 27 de novembro de 2007 e durante a programação da 30ª Semana Aleijadinho, foi reaberto ampliado e com um projeto requalificado, proposto por Haron Cohen e com curadoria do historiador português José de Monterroso Teixeira, ao incluir recursos multimídia, um consistório para exposições temporárias e salas temáticas e permanentes - Refulgência, Festas Religiosas, Arte na Talha, Mini-auditório, Sala Multivisão, Sala da Encenação da Morte, Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões




                            Comentario:   Achei interessante, e pretendo conhecer.   



                                              Postado por: Marcela Luisa