sábado, 17 de março de 2012

Inhauma

Inhaúma é um municipio brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 5 .000. O município foi criado em 1948, desmembrando-se de Sete Lagoas. 
A primeira autoridade pública municipal foi o prefeito Américo Alves Teixeira.
O gentílico para Inhaúma é inhaumense.

Historia da Cidade

O entanto, outros especulam que foi a provável existência de um tipo de barro, próprio para fabricação de panelas, denominado nhae-u pelos índios que deu origem ao nome do lugar. Os primeiros habitantes da localidade foram os descendentes da família Ribeiro, que desbravaram a região, dedicando-se à lavoura e a pecuária. Um dos membros dessa família, Francisco Migri, doou terrenos para a construção de uma igreja da qual surgiu o povoado. Em 1875, cria-se o distrito e, três anos depois, o curato, sendo elevado a paróquia em 1880. Em 1948, o município é criado, desmembrando-se de Sete Lagoas.  

Significado do Nome


Muito próximo a Sete Lagoas, havia um sítio com um grande número de pássaros conhecidos por inhaúmas, o que explicaria o nome da cidade. 

Aniversário da Cidade:

 
27 de Dezembro


Fotos



Comentário.

Uma Cidade tranquila para se descansar.
Estive la no ultimo canarval, o tio do meu namorado tem um sítio nesta cidade.
Muito legal de passear por la!

Postado por:  Marcela Luisa

terça-feira, 13 de março de 2012

Moeda- Minas Gerais

 A História do Município de Moeda tem início por volta do final do século XVII, com a chegada dos bandeirantes paulistas, mais precisamente da Bandeira de Fernão Dias Paes e, ainda dos ambiciosos portugueses em busca das riquezas minerais, durante o processo inicial da colonização da Província de Minas Gerais. A história de Moeda, em tempos passados, não se trata de um fato isolado, pois seus distritos mais antigos como "Vila Coco", "São Caetano da Moeda " e "Porto Alegre" e, mais recentemente a própria sede, Moeda, pertenceram administrativamente e judiciariamente a vários municípios: Ouro Preto, Bonfim, Congonhas e Belo Vale. O território que hoje integra o Município de Moeda, começa a criar forma no início dos anos de 1700, Brasil-Colônia, quando alguns portugueses, para fugir dos altos impostos do quinto, construíram no meio da mata, na base da Serra, um casarão denominado de "Fazenda Boa Memória" ou "Fazenda Boa Vista". A construção tornou-se a primeira fundição clandestina de moedas falsas do País. Anos mais tarde, após prisão dos falsificadores, os moradores da região identificaram o casarão como "Fazenda da Moeda". Após este fato os moradores da região batizaram a serra que até então se chamava "Serra do Paraopeba", com o nome de "Serra da Moeda". Nas imediações foi erguida uma pequena igreja dedicada a São Caetano, povoado que veio a denominar-se "São Caetano da Moeda". Judiciariamente, Moeda pertenceu a Belo Vale de 1953 a 1970 e a Congonhas de 1970 a 1975, quando após 1ª Revisão Administrativa, optou-se em deixar Congonhas pela Comarca de Brumadinho e em 18/01/2001 voltou a pertencer a Belo Vale.
Ruí
Ru   
 Ruínqu      Ruínas que dão nome à cidade. No local, funcionou a primeira casa de fundição clandestina de moedas do Brasil. Os falsificadores foram para a região para fugir do Quinto do Ouro, imposto cobrado pelo governo português sobre a extração do metal. 

     

Todo o percurso da estrada de acesso ao município é uma viagem de rara beleza, de surpresas, de encontro com quedas d' água,animais, pássaros,vegetação, visual das montanhas, estonteante nascer ou pôr-do-sol. Tudo isto redunda num misto de paz e deslumbramento. Moeda oferece a oportunidade de se conhecer um trecho da Estrada Real, dispõe de um grande hotel com boa infra- estrutura, pousadas e a conhecida hospitalidade do cidadão moedense.
O pessoal adepto à prática de vôo livre tem no alto da Serra da Moeda seu ponto de encontro. Asas coloridas em contraste com o céu azul, o verde da paisagem são uma constante nos caminhos de Moeda. Embora o turismo traga benefícios para a comunidade local, as autoridades devem manter seu foco na preservação do meio ambiente, bem como das características próprias de uma área rural, do cultivo da roça, do cidadão simples de sotaque carregado, da cultura religiosa, das festas dos santos, das manifestações populares, festas, grupos de congado,do artesanato, das pessoas naturais da região que são a grande referência histórica.





Comentário:
Tenhos amigos que vão muito pra Moeda,e todos falam muito bem principalmente sobre o vôo livre.Tenho muita vontade de fazer,quem sabe nas proximas férias!!

Postado por: Natália Soares

Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro


Santuário Bom Jesus de Matozinhos

A exuberante cidade de Conceição do Mato Dentro oferece muitos passeios em contato com a natureza. Os turistas que visitam esta região encantam-se com as cachoeiras, lindas serras, lagos, além de diversas outras belezas. A cidade localiza-se a 167 km de Belo Horizonte, rodovia MG-10, passando por Lagoa Santa e pela Serra do Cipó, nos contrafortes da Serra do Espinhaço. Em uma altitude de aproximadamente setecentos e quarenta metros, tem uma temperatura anual de vinte graus. A cidade é considerada a capital mineira do ecoturismo, com raros ecossistemas que compõem a Serra do Espinhaço, que divide as bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce. Conceição do Mato Dentro foi considerada Reserva da Biosfera pela Unesco, tem como principal atração a Cachoeira do Tabuleiro (considerada pelo Guia 4 Rodas de 2005 como a cachoeira mais bonita do Brasil). É mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental. Na parte alta da cachoeira existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, existe um grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade. A Cachoeira está situada no coração do Parque Estadual Serra do Intendente, onde se encontra o poço Pari que é um lago natural (com aproximadamente 100 metros de diâmetro), possui águas frias e por cima dele é possível enxergar os peixes, devido à pureza da água.

Poço Pari

Essa região têm a capacidade de encantar a todos os turistas, com uma fauna e flora exuberante, e exemplares que só existem neste local.


Cachoeira do Tabuleiro









Comentário: Parece mesmo ser uma região encantadora, por esse motivo programei de vistitar esse paraíso no próximo feriado, que sera a Semana Santa. Espero gostar!
Postado por: Aline Cristina Silva Fernandes

segunda-feira, 12 de março de 2012

Serra Do Caraça


Ir para o Parque Natural do Caraça é uma verdadeira terapia. O local está localizado no município de Catas Altas, no estado de Minas Gerais, e é considerado um santuário ecológico, que compreende o complexo arquitetônico de inestimável valor histórico-cultural: o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e o antigo colégio setecentista, por onde passaram personalidades importantes da História do Brasil, como os presidentes da República Afonso Pena e Arthur Bernardes.

Cercado pela Serra do Caraça, o Parque oferece diversas atrações ligadas à natureza, como caminhadas e banhos em piscinas naturais. À noite, é comum encontrar com o lobo-guará, que está parcialmente domesticado pelos padres do santuário. Dizem que a Serra lembra o rosto de um gigante deitado, daí a origem do nome Caraça 
(grande cara).




Bem em frente do centro histórico de Catas Altas, seguindo o córrego maquiné, inicia-se a trilha em direção a cacheira do meio. O tempo de caminhada é de aproximadamente 1 hora. A cachoeira possui um pequeno poço para banho.











A Serra do Caraça também possui a Gruta do Centenário, que é considerada a maior do mundo em quartzito. São 3.400m de galeria que devem ser visitadas com um guia local.


















Comentário

O município de Catas Altas é uma cidade histórica e ecológica cheia de atrações turísticas, e nela se situa a tão famosa e divertida Serra do Caraça. Famosa também por suas riquezas naturais e históricas cheias de aventuras. 

Postagem

Diego Braz Maciel

domingo, 11 de março de 2012

RAPOSOS - MG


Assim começou...


 
Atualmente...
        Raposos tornou-se uma cidade dormitório devido a sua proximidade de Belo Horizonte e um local de descanso nos fins de semana para muitas famílias da capital que adotaram nossa cidade pela sua hospitalidade, tranqüilidade e natureza exuberante.
        Raposos é cercados de matas e trilhas que levam a antigas nascentes, córregos e ribeirões de água cristalina, cascatas e poços naturais, onde se pode nadar, acampar e curtir a natureza.
        Apesar de tantas belezas naturais a atividade turística é nula, a população e as autoridades locais ainda não acordaram para o eco-turismo, que pode ser a saída para a economia local. Os investimentos em uma infra-estrutura necessária para atender os turistas, com a construção de praças, restaurantes, pousadas, área de camping, feiras de artesanato e shows ainda estão engatinhando.
        Mesmo assim, Raposos é um lugar onde se pode sentar na calçada e conversar com os amigos, tomando uma cerveja gelada sem se preocupar em ser assaltado, conhecer pessoas e se apaixonar pela simplicidade e hospitalidade local.

COMÉNTÁRIO: é neste lugar cheio de histórias que eu nasci. Apesar de ter vivido pouco tempo em Raposos, tenho boas memórias e muito carinho por este lugar fazer parte da história da minha família. Ainda tenho parentes e amigos vivendo em Raposos e por isso, desejo que essa cidade encontra outras formas de se desenvolver, como por exemplo pelo Ecoturismo, para que essa cidade continue a escrever uma bela história.

Ramiele C. da Silva