terça-feira, 24 de abril de 2012

Águas de Lindóia está a 180 km de São Paulo, 8 km antes da divisa com Minas Gerais, mas as paisagens são de outro mundo - principalmente do alto do Morro Pelado, de onde a vista alcança 100 km de montanhas cobertas por vegetação. Aliás, Águas de Lindóia conseguiu a façanha de dobrar sua área verde nos últimos anos. A águas minerais que dizem ter ido à Lua em 1969 continuam ótimas, mas Águas de Lindóia está de “cara nova”, como percebeu a Revista Veja São Paulo, recentemente.
Águas de Lindóia ganhou os atrativos do turismo rural, descobriu formas emocionantes de envolver todo mundo nos esportes radicais e acabou reinventando a si mesma.  
Você não vai resistir aos passeios ecológicos, ao charme europeu de sua arquitetura, aos mergulhos em piscinas de pura água mineral, ao turismo rural, aventura, etc..
Águas de Lindóia surgiu ao redor das fontes minerais que maravilharam tropeiros de século XIX, atraíram a atenção de Madame Curie no inicio do século XX e fizeram parte de grandes aventuras, a exemplo da Missão Apolo 11, em 1969.

Thermas em 1916, estância em 1938 e município em 1953, Águas de Lindóia soube se modernizar preservando a tranqüilidade de suas ruas, o atendimento cordial em seus 2000 estabelecimentos comerciais e também as características preciosas de suas águas, que formam hoje um dos mais importantes parques minerais do planeta.



 



Comentario:

Você está pensando em passar um fim de semana bem tranqüilo entre as montanhas, provando da gastronomia típica da fronteira São Paulo-Minas Gerais? Prefere dias agitados, de pura adrenalina, com refrescantes rodadas de chopps com os amigos? Va para Aguas de Lindoia, la voce encontrara isso tudo!


Postagem:

Diego Braz Maciel 

Santa Rita de Jacutinga- -Minas Gerais

Ainda na estrada a primeira atração: a Cachoeira do Pacau. No meio das montanhas e matas de Minas Gerais. Santa Rita de Jacutinga é a cidade das cachoeiras. São 72 cadastradas.
Uma fenda de mais de 40 metros de altura esculpida ao longo de milhões de anos pelas águas do Rio Pirapetinga. É a Cachoeira do Boqueirão, uma das mais bonitas de todo o estado. Pra chegar até lá é bom contratar um guia.A culinária segue a tradição mineira com algumas adaptações,como o frango com palmito. Quem visita a cidade não pode deixar de experimentar a torta de queijo minas. Os chefes só revelam uma pequena parte do segredo. "O segredo é a manteiga da roça que a gente usa, não a margarina comum", diz o cozinheiro Luiz Eduardo Novais.Nas estradas da região é possível ver as fazendas centenárias da época do café. A Fazenda Santa Clara é uma das mais tradicionais que melhor retratam a época dos barões do café. São seis mil metros de área construída. Tudo lá tem relação com os números do calendário: 365 janelas, 52 quartos, 12 salões.
A fazenda chegou a ter 2.400 escravos. Os rebeldes eram castigados na masmorra, embaixo da casa. Durante boa parte do século XIX toda essa região cercada por fazendas centenárias era chamada pela coroa portuguesa de sertão proibido. Isso porque era proibido caçar, extrair ouro ou madeira.Várias lendas cercam a fazenda. Uma delas dizia que embaixo de uma construção havia uma imensa jazida de ouro. A fazenda, que foi construída há 221 anos, hoje é aberta somente à visitação.
"É a única fazenda da América Latina que tem um terceiro andar de obra, porque os angolanos quando vieram pro Brasil trazendo uma cultura francesa muito boa de obra. Então essa parte desligada do chão foi feita pelos angolanos. Feita não, orientada pelos angolanos. É a única fazenda que tem um terceiro andar, ar condicionado natural e uma usina hidrelétrica", conta Adélia Nogueira, dona da fazenda.
Essa é Santa Rita do Jacutinga, um lugar para quem quer se divertir e conhecer a história do Brasil colonial.






Comentário:  um ótimo lugar pra conhecer a história do nosso Brasil,além de ter várias cachoeiras.


Postado por: Natália Soares

Salvador - Ba

SALVADOR – BA

Terra dos orixás, do carnaval de rua e de Jorge Amado.
Fundada em 1549 em uma península na entrada da Baía de Todos os Santos. Local especialmente escolhido por Tomé de Souza para abrigar a primeira capital do Brasil. Ocupou essa condição até 1763, quando a Capital foi transferida para o Rio de Janeiro.
Até o século 18, era uma das mais importantes cidades das Américas.
Salvador, a capital da Bahia e da alegria, é umas das cidades mais visitadas do Brasil. As belas praias e o maior carnaval do mundo são algumas das centenas de atrações que Salvador oferece. Além das belezas naturais, a cidade está repleta de locais históricos que nos remetem ao período da colônia. O Farol da Barra, o Forte São Marcelo e o Elevador Lacerda são – entre todos os outros – os locais que precisam estar no pacote turístico de cada um quem vem a Salvador da Bahia.

Farol de Itapuã


Música
No início da noite, por volta das 18h, vai ter o sarau do tradicional grupo de choro Os Ingênuos e participação das cantoras Lia Chaves e Noeme Bastos, na Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico. Na Casa do Benin, no
Pelourinho, um desfile de penteados afros, com a cabeleireira Negra Jhô, e apresentação musical do DJ baiano Mauro Telefunksoul poderão ser conferidos.


 
Baianas da Praça da Sé


Comentário: Salvador, cidade do carnaval e da alegria...
Como adoro o carnaval, planejo no ano que vem ir para
Salvador e curtir o melhor carnaval do Brasil...
Vou aproveitar muito....


Postado por: Aline Cristina Silva Fernandes


Colorido
O Elevador Lacerda não vai ficar de fora da festa. Apesar de ainda ter uma das cabines quebradas, o elevador vai ganhar um conjunto especial de iluminação. A partir das 19h, um total de 93 projetores, que variam de 50 a 300 watts, vai colorir o equipamento com até 100 cores diferentes.
Já no Museu da Cidade, a exposição Um Olhar sobre Salvador vai reunir telas de diferentes artistas plásticos do Centro Histórico sobre a capital baiana. Na Biblioteca Municipal Professora Denise Tavares, na Liberdade, a exposição fotográfica Um Olhar sobre a Liberdade poderá ser conferida. A mostra é formada pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e por fotografias feitas por crianças da região.
Interior da Basilica de São Sebastião


Palacio Rio Branco

Nova Lima



História

A história de Nova Lima remonta ao fim do século XVII, quando o bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme chega em busca do ouro existente na cidade. A Igreja do Senhor do Bonfim, de 1720, atualmente tombada pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima, também marca o início da ocupação da região. Outros mineradores resolvem fixar-se na área, que em 1720 já possui um número considerável de habitantes.
A primeira denominação dada ao local foi a de Campos de Congonhas. Com a expansão das faisqueiras passou a ser conhecido por Congonhas das Minas de Ouro (pela quantidade de ouro encontrada na cidade), abrigando a população que trabalhava em diversas minas como Bela Fama, Cachaça, Vieira e Urubu.
Em 1748 o arraial é elevado à condição de freguesia, e em 1836 é criado o distrito, subordinado ao município de Sabará, com o nome de Congonhas de Sabará.
A presença da cultura britânica na região é explicada pela compra da Mina de Morro Velho pela Saint John del Rey Mining Company, em 1834. O Centro de Memória Morro Velho guarda fotos que registram a presença desses colonizadores.
A data de 5 de fevereiro de 1891 marca a emancipação do município, denominado então Villa Nova de Lima, em homenagem ao ilustre Antônio Augusto de Lima, historiador, poeta e político. Apenas em 1923 Nova Lima recebeu o nome que permanece até hoje.
Em Nova Lima estão sediadas a Global Value Soluções empresa do grupo IBM, Fiat do Brasil, holding das empresas do Grupo Fiat, Casa Fiat de Cultura, Anglo-Gold Ashanti e a Fundação Torino (Escola Italiana).

 Turismo

 

 

  • Bicame: bom para quem gosta de uma cervejinha nas tardes de sábado e domingo e naos noites.
  • Distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, é repleto de pousadas,cachoeiras e bons restaurantes cercados pela natureza exuberante.
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, na Praça Bernardino de Lima: Segundo Germain Bazin, “É a mais completa ornamentação de igreja concebida pelo nosso artista… a tribuna do coro, com seus balaústres rendilhados, é de um desenho recortado muito elegante que lembra o Carmo, de Sabará… o altar-mor é uma obra-prima, está tão próxima do de São Francisco de Ouro Preto que deve ser do mesmo período…”  Essas obras foram doadas por George Chalmers.
  • Outras construções religiosas do século XVIII: Igreja do Rosário, Capela de São Sebastião de Águas Claras e Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos.Bairro das Quintas: marcado por construções de origem inglesa, desde o período de instalação de uma mineradora no século XIX.
  • Centro de Memória: localizado na antiga casa de Padre Freitas, mais tarde cedida a ingleses, guarda mobiliário, tradições orais, coleção de relógios de parede e outros objetos associados à chegada dos ingleses na região.
  • Torre Alta Vila: centro de entretenimento - Hard Rock Cafe. Permite a vista de várias cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.
  • Estádio Castor Cifuentes: mais conhecido como Alçapão do Bonfim e distrito de Macacos e Honório Bicalho.
  • Festa do Cavalo,que é realizada no meio do ano com realização de rodeio e grandes shows musicais.

 Esportes

 

O grande símbolo do esporte de Nova Lima é o Villa Nova Atlético Clube, primeiro campeão brasileiro de Futebol da Série B, quarto maior clube de futebol em títulos do Estado de Minas Gerais e quarta maior torcida entre os clubes de Minas Gerais, tratado carinhosamente por sua torcida como Leão do Bonfim. Time da primeira divisão do Campeonato Mineiro de Futebol, que completou em 2011 cento e dois anos de existência.

Clubes de futebol amador da cidade

 

 

Sessenta e cinco anos é a idade de uma das Ligas mais antigas do estado de Minas Gerais.
Veja o nome dos clubes amadores de futebol da cidade de Nova Lima:
  • Acadêmico Esporte Clube
  • Associação Candá Esporte Clube
  • Aliados Futebol Clube
  • Alto do Gaia Esporte Clube
  • Associação Esportiva Caxias
  • Associação Esportiva Bola de Fogo
  • Barra do Céu Futebol Clube
  • Belo Horizonte Futebol e Cultura
  • Bom Retiro Esporte Clube
  • Brasileirinho Futebol Clube
  • Canto do Rio Futebol Clube
  • Continental Futebol Clube
  • Cosmos Sport Club
  • Cruzeiro Futebol Clube
  • Esperança Futebol Clube
  • Esporte Clube Morro Velho
  • França Futebol Clube
  • Gremio Esportivo Manchester
  • Independente Futebol Clube
  • Internacional Futebol Clube
  • Juventus Futebol Clube
  • Matadouro Futebol Clube
  • Montanhês Sport Club
  • Nacional Futebol Clube
  • Náutico Esporte Clube
  • Nova Lima Futebol Clube
  • Nova Suíça Futebol Clube
  • Novo Horizonte Futebol Clube
  • Palmeira Futebol Clube
  • Planalto Futebol Clube
  • Resplendor Futebol Clube
  • Retiro Sport Club
  • Rosário Esporte Clube
  • Santa Cruz Futebol Clube
  • Sport Club Olaria
  • Terra Dourava Esporte Clube
  • União Canadense Futebol Clube
  • União Social Esporte
  • Vale da Esperança Futebol Clube
  • Vila Rica Futebol Clube
  • Fortaleza Futebol Clube

 Bloco dos Sujos

 

 

O nome Bloco dos Sujos remete aos mineiros de Nova Lima – os trabalhadores das minas que saíam do serviço totalmente sujos e caíam na folia do jeito como estavam (sujos de terra das minas). O bloco, que antes saía na terça-feira, era constituído por um grupo de amigos que se vestiam como mulheres e se reuniam na barbearia de José Goulart, no Bonfim, animados pela banda de Zé Fuzil. Foram precursores os músicos Manassés Alexandre, José de Melo (Leleco), José Acássio de Assis Costa (Zé Fuzil), José Goulart e João dos Passos (João Banana). Em 1930, o bloco começou a crescer, com a participação dos operários da Mineração Morro Velho, e passou a sair no domingo.



Comentário

Moro em Nova Lima e adoro cidade.
Cidade tranquila para se morar.

Postado por: Marcela Luisa

PICO DA BANDEIRA - PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ - MG

Na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais encontra-se o Parque Nacional do Caparaó, conhecido nacionalmente por possuir o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altitude. 

O Parque do Caparaó, com 33.000 hectares, possui diversos atrativos como cachoeiras, vales e outros maciços, como o Calçado e o Cristal. O Parque é bem estruturado e recebe cerca de quarenta mil turistas por ano, sendo uma das Unidades de Conservação mais visitadas do país e conseguindo manter um ambiente de primeira importância para a prática ecoturística. O Parque é uma das faces dessa imensa e rica serra, que possui oferta de vivências rurais, aliados ao montanhismo, cicloturismo, e principalmente, muitas águas geladas e cristalinas em suas centenas de cachoeiras.


COMENTÁRIO: Amo as Serras de Minas Gerais e em especial o Pico da Bandeira (apesar de ainda não ter ido), pela beleza e pelo desafio que ele impõe. Um dia terei coragem (rsrs) e disponibilidade para encarar esse desafio e desfrutar das belezas que Deus nos presentou.

POSTADO POR: Ramiele Silva