sábado, 3 de março de 2012

Biribiri

Biribiri tem sua importante registro da história da indústria têxtil mineira. Foi nessa área que funcionou a fábrica de tecidos, criada pelo Bispo Dom João Antônio dos Santos, em 1876, uma das primeiras comunidades fabris do estado.As pessoas que passam por Biribiri se encantam não somente por seu casario, mas principalmente pelas paisagens de beleza cênica, com seus rios de leitos de pedras, formando cachoeiras e atravessando campos. A área abriga várias nascentes e cursos d'água: o Rio Biribiri, que moveu as turbinas da hidrelétrica geradora da força motriz da fábrica de tecidos; o Rio Pinheiros e diversos córregos, sendo os mais famosos o Sentinela e o Cristais.


  Os descendentes dos proprietários da fábrica contam histórias sobre os suntuosos degraus da Cachoeira dos Cristais, cujas rochas teriam sido cortadas com talhadeiras pelos proprietários da época, à procura de diamantes. Hoje, o local é um centro cultural e histórico.







A cobertura vegetal nativa é composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria. Podem ser encontrados diversas espécies da fauna, muitas delas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.



Pessoal,
A história é muito interessante além do lugar ser muito bonito.
Proxima vez que eu for para Diamantina, farei questão de dar uma passadinha por lá.

Marcela Luisa



quinta-feira, 1 de março de 2012

Ouro Preto


Uma das cidades mais bela do Brasil, Ouro Preto, está situada na Estrada Real. Famosa por seus objetos históricos e casarões antigos. A conquista deste paraíso foi uma empreitada arriscada e difícil. Adentraram pelos rios os primeiros bandeirantes. Homens muitas vezes em farrapos, em meio a um ambiente idílico. Densas florestas, montanhas que descem e tão logo sobem vertiginosamente. Muitas pessoas visitam Ouro Preto e se encantam com a arquitetura e as lendas. Entretanto, para conhecer o sacrifício do descobrimento, é preciso ir além.
Um passeio pelos arredores de Ouro Preto proporciona isso. Cachoeiras - que com certeza aliviaram o cansaço de personagens históricos - se espalham por toda a parte. Mirantes nos dão uma visão ampla da aspereza do desafio.
Doze distritos compõem o município de Ouro Preto. Muitos foram coadjuvantes e em alguns momentos se tornaram protagonistas da saga dourada. Guardam segredos saborosos e grande parte das belezas naturais da região.






Comentário


Ouro Preto não é feita só de histórias douradas. A natureza foi bem generosa e também exigiu sua cota de sacrifício. O ouro, neste aspecto, tem apenas o papel de recheio numa paisagem que revela muito mais riquezas. Belos vales, esplendorosos mirantes, infinitas nascentes. Um paraíso perdido em meio às lendas.


Postagem


Diego Braz Maciel

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Foto do Ilhéus




Ilhéus BA



Ilhéus é um município brasileiro do estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos.
É considerada por seus moradores como a capital do cacau, capital da Costa do Cacau e a "Princesinha do Sul". Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias. 
Entre as sete cidades mais importantes da Bahia (Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro e Ilhéus), Ilhéus possui o terceiro maior PIB per capita, ultrapassando os 7 mil reais. Ilhéus abriga um Polo de Informática, além de ser centro regional de serviços junto com Itabuna. Sedia o Aeroporto Jorge Amado, que é portão de entrada para destinos muito procurados como Itacaré, Barra Grande,Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus.
Fundada em 1534, Ilhéus está localizado entre o oceano e a Mata Atlântica. Com
seus 100 quilômetros de praias de areias brancas e uma excelente infra-estrutura
urbana, Ilhéus conta com uma temperatura média anual de 24 °C.
Conheça Ilhéus você também! 

Imagem do Ilhéus


Comentário:

Eu não conheço a cidade, mas parece que é uma cidade maravilhosa com ótimas praias e um bom lugar de diversão e lazer.

Postado por  Diego Braz Maciel
CALDAS NOVAS

 
Lagoa Quente de Pirapitinga

Todos os anos, mais de um milhão de turistas visitam a pequena Caldas Nova, localizada em Goiás. Eles chegam em busca das águas quentes do balneário, considerado a maior estância hidrotermal do mundo. Com temperaturas variando entre 30 e 57 graus, as centenas de piscinas dos hotéis e dos clubes atraem especialmente grupos da terceira idade e famílias com crianças, que lá encontram atividades recreativas e muita diversão dia e noite. Relaxar também faz parte do programa – quem resiste a uma banheira de hidromassagem ao ar livre com água bem quentinha? Parque Estadual da Serra de Caldas tem  trilhas, mirante, cachoeiras e flora e a fauna típicas do cerrado.        
Fora dos hotéis também há muito que fazer. Imperdível é passar um dia no Hot Park, que oferece muito mais que piscinas térmicas. O maior complexo de lazer da região - instalado na cidade de Rio Quente, a 30 quilômetros - tem corredeiras e tobo águas radicais que encantam crianças e adultos. Já na Lagoa de Pirapitinga, onde estão as nascentes com as mais altas temperaturas de Caldas Novas, o destaque é o Poço do Ovo, com águas que borbulham a 57 graus.
  Caso o corpo sinta falta da água fria, tome a direção do Lago de Corumbá, um espelho d'água com 65 quilômetros quadrados, perfeito para a prática de esportes náuticos e passeios de barco. A área já começa a oferecer hotéis de lazer, com infraestrutura para a pesca esportiva e exploração das cachoeiras da região.
A natureza, aliás, é generosa também com a culinária da região, fornecendo os frutos que dão o gosto tão especial aos pratos tradicionais, como a galinhada com pequi e guariroba. Para a sobremesa, doces de frutas e de leite produzidos artesanalmente e que merecem ser levados para casa. As delícias são encontradas, ao lado de licores e laticínios, em lojinhas no Centro – bons motivos para sair da piscina do hotel e dar uma volta pela cidade.
  
Hot Park

Cachoeira do Paredão - Parque Estadual Serra de Caldas




 

Piscinas termais
Pessoal, Caldas Novas é realmente um lugar incrível.
Já tinha ouvido muitas pessoas falarem,"...quem conhece Caldas Novas, nunca mais quer ir em praias..."
E depois de visitar a cidade, eu concordo!
É um lugar mágico, recomendo a todos que não
conhecem(visitem Caldas Novas) e os que ja conhecem., voltem lá!

Postado por: Aline Cristina Silva Fernandes





domingo, 26 de fevereiro de 2012

MONTE VERDE - MG



Situada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde se tornou famosa por suas próprias qualidades. Próxima dos grandes centros de um país tropical como o Brasil, Monte Verde apresenta características tipicamente européias; reúne os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas oferece a tranqüilidade de uma pequena cidade do interior. Enfim, é uma ótima alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza.
Com sua economia voltada basicamente para o turismo, Monte Verde recebe visitantes o ano todo, em especial amantes do turismo ecológico. Contudo, a vila ficou mais conhecida por proporcionar uma atmosfera charmosa e propícia ao romance, o que a transformou em um dos destinos mais procurados por namorados e casais em lua de mel.

UMA TÍPICA PAISAGEM ALPINA

O cenário lembra uma paisagem dos Alpes suíços: espalhadas pelo vale e pelas encostas das altas montanhas da Mantiqueira, sempre em meio a muito verde, erguem-se as casas construídas em autêntico estilo alpino. No inverno, a névoa que encobre toda a região e a fumaça que sobe das chaminés tornam ainda mais vívida a impressão de que estamos em um pedaço dos Alpes.
Essa semelhança com as terras altas da Europa atraiu e continua atraindo alemães, suíços, italianos e muitos outros que, saudosos de sua terra natal, elegeram Monte Verde como seu lar. A influência européia é visível em todos os lugares: desde o estilo das construções até os produtos encontrados no comércio local, nos restaurantes e suas comidas típicas.





Comentário: acho maravilhoso ter uma cidade com um clima e estilo europeu em Minas Gerais!! Nos fazer lembrar a Serra Gaúcha e Campos do Jordão, mas com a vantagem de ser menos dispendioso o passeio nesta cidade. Eu amo um friozinho e essa cidade é uma opção que tenho pensado para passar a lua de mel... 


Postado por Ramiele Silva