Passear pelas Minas Gerais é sempre uma grande surpresa. As montanhas escondem mistérios que só descobrimos depois de atravessá-las.
|
Serra dos Alves |
|
Parte do Rio Tanque |
Bem perto de BH, está Serra dos Alves, um recanto mágico, um segredo muito bem escondido entre rios, cânions e morros. Fica no distrito de Senhora do Carmo, na Serra do Espinhaço, dentro de uma APA (Área de Preservação Ambiental) do Parque Ecológico das Bandeirinhas.
É um dos divisores de águas entre as Bacias Hidrográficas dos rios São Francisco e Doce, onde nasce o Rio Tanque com suas várias cachoeiras, destacando-se o Canyon do Marque. Esse roteiro também faz parte do circuito da Estrada Real.
A Serra dos Alves está a 145 quilômetros de BH, passando por Itabira. Saindo da Capital, o turista segue os 100 quilômetros pela BR-381 - em direção a Vitória - até chegar a Itabira. Dali segue-se em direção ao distrito de Senhora do Carmo (20 quilômetros de asfalto e mais 10 de terra). Por fim, enfrenta mais 15 quilômetros de terra até o destino final. E o que o turista encontra por lá muita tranquilidade e uma infinidade de belas cachoeiras. A aventura é maravilhosa, regada por uma paisagem bucólica e altamente refrescante aos olhos.
|
Foto finalista do Concurso "Paisagens mineiras" - Vista da Igreja do Povoado Serra dos Alves |
Em todos os passeios na região, os olhos devem estar bem atentos, pois as surpresas são muitas, tamanhas beleza e riqueza da flora. Muitas quaresmeiras, sempre-vivas de formas e cores variadas, candeias, bromélias, orquídeas e canelas-de-ema pequenas e gigantes que já começam a florescer.A vegetação é rupestre. Assim, olhar para o chão é fundamental para descobrir pequenas sempre-vivas de formas e cores das mais diferentes e maravilhosas.
|
Cachoeira Boa Vista |
Há diversas cachoeiras maravilhosas e canyons desafiadores. Por isso, selecionamos algumas atrações para representar as belezas naturais deste lugarzinho tão especial de Minas.
|
Canyon dos Marques |
COMENTÁRIO: Este lugar torna-se mais especial, pois faz parte das minhas origens. É aqui que o meu pai nasceu e aonde vivem alguns parentes. No último carnaval, tive a oportunidade de visitar novamente esse cantinho. Caminhei muito, até as pernas ficarem doloridas por uma semana (sedentária demais... rs), mas as paisagens, o rio que formam as belas cachoeiras, a vegetação, as serras é tudo muito recompensador. Por isso, indico que visitem esse local, pois não é muito longe, há duas pousadas e é pouco explorado pelo turismo.
Ramiele C. da Silva