sábado, 10 de março de 2012




 
 A Praia da Costa é uma das praias mais famosas de seu estado  e a mais movimentada, tanto por suas belezas naturais, como suas águas cristalinas, o Morro do Moreno e a Ponta da Sereia, quanto pela sua ocupação urbana, qualificada de classe média alta. A Praia é a mais frequentada, visitada e atrativa da região devido à sua extensão (5 km) e à cristalinidade de suas águas.
A praia é totalmente urbanizada e muito movimetada, possuindo um calçadão, dotado de ciclovia, de 5 km de extensão. Ao longo do dia pessoas fazem caminhada, corrida, musculação, futebol de areia, futevôlei, vôlei, frescobol e levam a família para passear. Pela manhã vão banhar-se nas limpas e calmas águas da praia. A noite há uma pequena feira em uma de suas extremidades, com barracas de lanches e doces, produtos artesanais, quadros e livros, uma boa opção para passear com os amigos ou com o(a) companheiro(a). Durante o verão o movimento cresce ainda mais, lotando a orla dia e noite.






Em minhas férias deste ano estive lá e o lugar realmente é maravilhoso!

Postado por: Marcela Luisa


quarta-feira, 7 de março de 2012





Vila Velha ES


Vila Velha é uma cidade que fica no Espírito SantoÉ o município mais populoso do estado (inclusive superando a capital) sendo a grande maioria da população residente na área urbana. Tem um grande porte Industrial e o maior centro comercial do Estado.
É também uma cidade famosa e turística por suas belas praias, como a Praia da costa, Praia de Itaporã Praia da Itaparica, e o famoso balneário da barra do jucu.
Barra do Jucu é um pequeno balneário, ainda tranqüilo, localizado a 15 quilômetros do centro. Antiga vila de pescadores, guarda até hoje as características de vila.




A cidade possui também o Convento da Penha, que é muito visitado por milhares de fiéis do Brasil e do mundo. Localizado no bairro mais antigo do município, o convento é uma das mais belas e antigas construções do Brasil Colonial e testemunho de grandes acontecimentos históricos e milagrosos. É o mais antigo santuário mariano do país. Vila Velha é um ótimo lugar para se visitar e conhecer belas paisagens e lugares cheio de atrações interessantes. 


Visite Vila Velha você também!




Comentário:


Já tive a oportunidade de conhecer a cidade e achei tudo uma maravilha. Suas praias e seus pontos turísticos encantam cada vez mais as pessoas. Muito boa a cidade!




Postagem: 


Diego Braz Maciel

terça-feira, 6 de março de 2012

Fernando de Noronha


Baía dos Golfinhos

FERNANDO DE NORONHA
Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico. Em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores , que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Vista Fernando de Noronha


Fernando de Noronha é um local de mergulho recreativo de nível internacional. Com águas quentes ao seu redor, mergulhos a profundidade de 30 a 40 metros podem ser feitos agradavelmente sem necessidade de usar roupa de neoprene.
Baía dos Golfinhos
Próximo à ilha existe a possibilidade de se fazer um mergulho avançado e visitar a Corveta Ipiranga, que repousa a 62 metros de profundidade, depois de ser afundada naquele ponto intencionalmente, após um acidente de navegação. 
A ilha conta com três operadoras de mergulho, oferecendo diferentes níveis de qualidade de serviço. 

Ponto de mergulho


Além disso, o arquipélago conta com interessantes pontos de mergulho livre, como a piscina natural do Atalaia, o naufrágio do Porto de Santo Antônio, a laje do Boldró, dentre outros. O arquipélago possui diversificada vida marinha, sendo comum observar diversas espécies de peixes recifais, tartarugas e eventualmente tubarões e golfinhos.

Mergulho
É um dos lugares mais lindo que ja vi...
A natureza, os animais, as ilhas, os golfinhos, é tudo maravilhoso.
 Meu sonho é conhecer Fernando de Noronha, na primeira oportunidade que tiver, com certeza irei.
Postado por: Aline Cristina Silva Fernandes

segunda-feira, 5 de março de 2012

Inhotim- Brumadinho

Brumadinho, MG, 2010 - Inhotim é um lugar em contínua transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG), Inhotim ocupa uma área de 100 ha de jardins botânicos com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. Inhotim foi apresentado pela primeira vez ao público em setembro de 2004 e, no ano seguinte, iniciou uma agenda de visitas para atender à rede escolar da região de Brumadinho e a grupos específicos.


Em outubro de 2006, com estrutura completa para sua inauguração ao grande público, a instituição abriu as portas para visitas em dias regulares, sem a necessidade de agendamento prévio.   Todas as atividades desenvolvidas no Inhotim são promovidas pelo Instituto Inhotim - uma entidade privada, sem fins lucrativos e qualificada pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado de Minas Gerais como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).


Arte Contemporânea

No acervo do Inhotim mais de 500 obras de 100 artistas de 30 nacionalidades diferentes. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo Jardim Botânico.



         


Jardim Botânico
A área total do Jardim Botânico Inhotim, em constante crescimento, está distribuída em seus dois principais acervos: Reserva Natural, com 300 hectares de mata nativa conservada, e área de visitação, com 100 hectares de jardins de coleções botânicas e cinco lagos ornamentais que somam 3,5 hectares de área. Mas os jardins de Inhotim não são somente um local de contemplação estética. É neste contexto de rara beleza que Inhotim realiza estudos florísticos, catalogação de novas espécies botânicas, conservação ex situ e uso paisagístico de espécies como forma de sensibilização popular pela preservação da biodiversidade. O local tem como diretrizes a conservação dos remanescentes florestais pertencentes aos biomas Mata Atlântica e Cerrado; resgate, ampliação e manutenção de coleções botânicas; emprego de técnicas sustentáveis de manejo; elaboração e desenvolvimento de programas socioambientais.Atualmente são cultivadas, no jardim botânico do Inhotim, mais de 4.500 espécies de plantas. O acervo botânico é bem representado por grupos com valor paisagístico, sendo uma das maiores coleções brasileiras de palmeiras, com mais de 1.300 espécies crescendo nos viveiros e jardins. Também expressiva é a coleção de Araceae, família que inclui de imbés a antúrios e copos-de-leite, com cerca de 450 espécies, a maior coleção viva desta família no hemisfério sul. As orquídeas estão representadas por cerca de 334 espécies. Ao todo, são mais cerca de 165 famílias botânicas, 851 gêneros e aproximadamente 3.000 espécies de plantas vasculares. Tamanha diversidade de espécies vegetais fazem do Inhotim um espaço único, tornando-o um excelente ambiente para a difusão de valores ambientais.

   




Comentário:Uma otima opção de lazer pra quem gosta de natureza e cultura!

Postado por: Natália Soares




SERRA DOS ALVES - ITABIRA/MG

Passear pelas Minas Gerais é sempre uma grande surpresa. As montanhas escondem mistérios que só descobrimos depois de atravessá-las.
Serra dos Alves
Parte do Rio Tanque
Bem perto de BH, está Serra dos Alves, um recanto mágico, um segredo muito bem escondido entre rios, cânions e morros. Fica no distrito de Senhora do Carmo, na Serra do Espinhaço, dentro de uma APA (Área de Preservação Ambiental) do Parque Ecológico das Bandeirinhas. 
É um dos divisores de águas entre as Bacias Hidrográficas dos rios São Francisco e Doce, onde nasce o Rio Tanque com suas várias cachoeiras, destacando-se o Canyon do Marque. Esse roteiro também faz parte do circuito da Estrada Real.
A Serra dos Alves está a 145 quilômetros de BH, passando por Itabira. Saindo da Capital, o turista segue os 100 quilômetros pela BR-381 - em direção a Vitória - até chegar a Itabira. Dali segue-se em direção ao distrito de Senhora do Carmo (20 quilômetros de asfalto e mais 10 de terra). Por fim, enfrenta mais 15 quilômetros de terra até o destino final. E o que o turista encontra por lá muita tranquilidade e uma infinidade de belas cachoeiras. A aventura é maravilhosa, regada por uma paisagem bucólica e altamente refrescante aos olhos.
Foto finalista do Concurso "Paisagens mineiras" - Vista da Igreja do Povoado Serra dos Alves
Em todos os passeios na região, os olhos devem estar bem atentos, pois as surpresas são muitas, tamanhas beleza e riqueza da flora. Muitas quaresmeiras, sempre-vivas de formas e cores variadas, candeias, bromélias, orquídeas e canelas-de-ema pequenas e gigantes que já começam a florescer.A vegetação é rupestre. Assim, olhar para o chão é fundamental para descobrir pequenas sempre-vivas de formas e cores das mais diferentes e maravilhosas.
Cachoeira Boa Vista
Há diversas cachoeiras maravilhosas e canyons desafiadores. Por isso, selecionamos algumas atrações para representar as belezas naturais deste lugarzinho tão especial de Minas.


Canyon dos Marques







COMENTÁRIO: Este lugar torna-se mais especial, pois faz parte das minhas origens. É aqui que o meu pai nasceu e aonde vivem alguns parentes. No último carnaval, tive a oportunidade de visitar novamente esse cantinho. Caminhei muito, até as pernas ficarem doloridas por uma semana (sedentária demais... rs), mas as paisagens, o rio que formam as belas cachoeiras, a vegetação, as serras é tudo muito recompensador. Por isso, indico que visitem esse local, pois não é muito longe, há duas pousadas e é pouco explorado pelo turismo. 

Ramiele C. da Silva