terça-feira, 10 de abril de 2012

Santana dos Montes

A cidade Natureza

À primeira vista, a impressão é de que a bucólica Santana dos Montes parou no século 18. Nas ruas - calçadas de paralelepípedos - imperam casinhas coloniais, singelas igrejinhas e praças enfeitadas com palmeiras e lampiões.

O clima de aconchego tipicamente mineiro, porém, ganhou doses caprichadas de charme no quesito hospedagem. Instaladas em fazendas e sítios históricos, as pousadas oferecem serviços e atividades perfeitas para aliviar o stress, como banhos de ervas aromáticas, terapias com pedras quentes, cavalgadas, caminhadas em trilhas, passeios de charrete e até mesmo de carruagem - meio de transporte perfeito para explorar os cenários que remetem à Inconfidência Mineira, à Guerra dos Emboabas ao Ciclo do Ouro...

Santana dos Montes

O lugar é uma excelente opção para quem busca conviver com a história e a natureza em paz, com segurança e conforto, a pouca distância de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.
O lema “Cidade Natureza”, adotado pelo local, expressa bem a realidade de seu território. Rodeada pela Serra do Espinhaço, Santana dos Montes tem o privilégio de estar na junção do cerrado com a Mata Atlântica. Córregos, cachoeiras, corredeiras e matas fechadas compõem uma área de natureza exuberante e pitoresca, de tranqüila beleza, na qual pássaros e animais silvestres dos mais diversos tipos convivem em ecológica harmonia. Trilhas e estradinhas onde se pode andar a pé, a cavalo ou de charrete encantam os turistas.

A Festa da Padroeira, chamada carinhosamente de Senhora Santana pelos moradores do lugar, movimenta todos os finais de semana do mês de julho, quando acontecem eventos como apresentações de música barroca na Igreja de Santana, de bandas de música e de serestas no Largo da Matriz.
Acontecimentos religiosos como a Festa do Rosário e de Santa Efigênia atraem visitantes interessados em ver o Congado e os festeiros. Entre o Natal e o dia 6 de janeiro, a Folia de Reis vai de casa em casa anunciando a chegada dos Reis Magos. A representação da Semana Santa - que se realiza há muitas décadas no núcleo histórico -, permite voltar no tempo.
A alegria se expressa nas festas juninas e no carnaval, que conservam suas características tradicionais e de família, de modo a preservar a qualidade de vida dos santanenses.
Imponentes construções coloniais ainda abrigam fazendas produtivas, algumas das quais transformadas em hotéis-fazendas de alto padrão. Pousadas de qualidade se instalaram também em restaurados casarões do século XVIII, que conservam amplas áreas verdes em pleno núcleo histórico

  Comentário: A cidade parece ser linda e aconchegante.
  Me deu vontade de conhecer.

Postado por: Aline Cristina Silva Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário