segunda-feira, 9 de abril de 2012

Capitólio- MG


Capitólio é uma das 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas, o imenso reservatório de 1.440 km 2 (quatro vezes maior que a Baía de Guanabara), também conhecido como "mar de Minas". A área do lago que banha Capitólio tem grandes paredões de pedra, cachoeiras, piscinas naturais e uma praia artificial com área de lazer construída no perímetro urbano. A localização privilegiada faz Capitólio ser considerada a cidade “Rainha dos Lagos”.
O município surgiu no início do século 20 com o nome de Casa de Pedras, uma referência aos paredões rochosos. Na seqüência, passou a se chamar “Arraial dos Cabeças” em homenagem a produtores rurais que lideravam a região. Em 1920 recebeu o nome de Capitólio. A palavra vem do latim "capit", que significa cabeça. Em 1962, Furnas inundou boa parte da região para a construção da hidrelétrica. As águas do Rio Grande alagaram fazendas inteiras, representando naquela época um grande prejuízo para a economia local. Atualmente, o turismo gerado com as águas do Lago movimenta boa parte da economia regional.
Capitólio é uma típica e pacata cidade mineira, com pouco mais de oito mil habitantes, boa infra-estrutura e fácil acesso aos atrativos naturais da região.
Os paredões com até 20 metros de altura do reservatório formam uma paisagem única: cachoeiras despencam das rochas diretamente na água cristalina do lago, às vezes em pequenos e delicados cânions quase escondidos.
Uma das cachoeiras é a da Lagoa Azul, às margens da rodovia MG-050, a 31 km da cidade. Uma recepção com lanchonete e loja funciona de terça a domingo. O acesso pode ser pela rodovia ou pelo lago. Barcos, lanchas e uma chalana fazem passeios com paradas no local.
Os passeios de chalana são um atrativo à parte. O passeio é para grupos acima de 40 pessoas e dura cerca de três horas. As paradas são na Lagoa Azul e na Cachoeira do Cânion, outra queda d´água que brota das pedras no meio do reservatório. Os equipamentos de segurança são inspecionados pela Marinha garantindo segurança aos tripulantes. A operadora também faz passeios para grupos fechados cumprindo roteiros personalizados.
Outra atração de Capitólio é o Morro do Chapéu, um mirante natural a 1.293 metros de altitude, de onde se pode avistar boa parte do Lago de Furnas e algumas cidades por ele banhadas. O topo é formado por uma chapada com vegetação típica de cerrado, ambiente do tamanduá-bandeira e do lobo-guará.
No perímetro urbano, a praia artificial construída em 1988 oferece área de lazer completa, com bar, quadras esportivas, calçadão e palcos para shows. O município também abriga o balneário Escarpas do Lago, um bairro nobre com várias opções de lazer.
A cidade conta também com uma boa rede hoteleira. Alguns hotéis e pousadas têm atrativos naturais próprios. A Trilha do Sol e a Pousada Rio Turvo, por exemplo, oferecem trilhas, cachoeiras e piscinas naturais, além de bares e restaurantes com deliciosa comida mineira.

                                                         Represa de Furnas


                                                          Cachoeira da Lagoa Azul

                                                                     Praia artificial

                                                                    Morro do Chapéu



Comentário: Parece ser uma cidade linda,tem otimas paisagens!
Postado por: Natália Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário