terça-feira, 24 de abril de 2012

Santa Rita de Jacutinga- -Minas Gerais

Ainda na estrada a primeira atração: a Cachoeira do Pacau. No meio das montanhas e matas de Minas Gerais. Santa Rita de Jacutinga é a cidade das cachoeiras. São 72 cadastradas.
Uma fenda de mais de 40 metros de altura esculpida ao longo de milhões de anos pelas águas do Rio Pirapetinga. É a Cachoeira do Boqueirão, uma das mais bonitas de todo o estado. Pra chegar até lá é bom contratar um guia.A culinária segue a tradição mineira com algumas adaptações,como o frango com palmito. Quem visita a cidade não pode deixar de experimentar a torta de queijo minas. Os chefes só revelam uma pequena parte do segredo. "O segredo é a manteiga da roça que a gente usa, não a margarina comum", diz o cozinheiro Luiz Eduardo Novais.Nas estradas da região é possível ver as fazendas centenárias da época do café. A Fazenda Santa Clara é uma das mais tradicionais que melhor retratam a época dos barões do café. São seis mil metros de área construída. Tudo lá tem relação com os números do calendário: 365 janelas, 52 quartos, 12 salões.
A fazenda chegou a ter 2.400 escravos. Os rebeldes eram castigados na masmorra, embaixo da casa. Durante boa parte do século XIX toda essa região cercada por fazendas centenárias era chamada pela coroa portuguesa de sertão proibido. Isso porque era proibido caçar, extrair ouro ou madeira.Várias lendas cercam a fazenda. Uma delas dizia que embaixo de uma construção havia uma imensa jazida de ouro. A fazenda, que foi construída há 221 anos, hoje é aberta somente à visitação.
"É a única fazenda da América Latina que tem um terceiro andar de obra, porque os angolanos quando vieram pro Brasil trazendo uma cultura francesa muito boa de obra. Então essa parte desligada do chão foi feita pelos angolanos. Feita não, orientada pelos angolanos. É a única fazenda que tem um terceiro andar, ar condicionado natural e uma usina hidrelétrica", conta Adélia Nogueira, dona da fazenda.
Essa é Santa Rita do Jacutinga, um lugar para quem quer se divertir e conhecer a história do Brasil colonial.






Comentário:  um ótimo lugar pra conhecer a história do nosso Brasil,além de ter várias cachoeiras.


Postado por: Natália Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário