terça-feira, 13 de março de 2012

Moeda- Minas Gerais

 A História do Município de Moeda tem início por volta do final do século XVII, com a chegada dos bandeirantes paulistas, mais precisamente da Bandeira de Fernão Dias Paes e, ainda dos ambiciosos portugueses em busca das riquezas minerais, durante o processo inicial da colonização da Província de Minas Gerais. A história de Moeda, em tempos passados, não se trata de um fato isolado, pois seus distritos mais antigos como "Vila Coco", "São Caetano da Moeda " e "Porto Alegre" e, mais recentemente a própria sede, Moeda, pertenceram administrativamente e judiciariamente a vários municípios: Ouro Preto, Bonfim, Congonhas e Belo Vale. O território que hoje integra o Município de Moeda, começa a criar forma no início dos anos de 1700, Brasil-Colônia, quando alguns portugueses, para fugir dos altos impostos do quinto, construíram no meio da mata, na base da Serra, um casarão denominado de "Fazenda Boa Memória" ou "Fazenda Boa Vista". A construção tornou-se a primeira fundição clandestina de moedas falsas do País. Anos mais tarde, após prisão dos falsificadores, os moradores da região identificaram o casarão como "Fazenda da Moeda". Após este fato os moradores da região batizaram a serra que até então se chamava "Serra do Paraopeba", com o nome de "Serra da Moeda". Nas imediações foi erguida uma pequena igreja dedicada a São Caetano, povoado que veio a denominar-se "São Caetano da Moeda". Judiciariamente, Moeda pertenceu a Belo Vale de 1953 a 1970 e a Congonhas de 1970 a 1975, quando após 1ª Revisão Administrativa, optou-se em deixar Congonhas pela Comarca de Brumadinho e em 18/01/2001 voltou a pertencer a Belo Vale.
Ruí
Ru   
 Ruínqu      Ruínas que dão nome à cidade. No local, funcionou a primeira casa de fundição clandestina de moedas do Brasil. Os falsificadores foram para a região para fugir do Quinto do Ouro, imposto cobrado pelo governo português sobre a extração do metal. 

     

Todo o percurso da estrada de acesso ao município é uma viagem de rara beleza, de surpresas, de encontro com quedas d' água,animais, pássaros,vegetação, visual das montanhas, estonteante nascer ou pôr-do-sol. Tudo isto redunda num misto de paz e deslumbramento. Moeda oferece a oportunidade de se conhecer um trecho da Estrada Real, dispõe de um grande hotel com boa infra- estrutura, pousadas e a conhecida hospitalidade do cidadão moedense.
O pessoal adepto à prática de vôo livre tem no alto da Serra da Moeda seu ponto de encontro. Asas coloridas em contraste com o céu azul, o verde da paisagem são uma constante nos caminhos de Moeda. Embora o turismo traga benefícios para a comunidade local, as autoridades devem manter seu foco na preservação do meio ambiente, bem como das características próprias de uma área rural, do cultivo da roça, do cidadão simples de sotaque carregado, da cultura religiosa, das festas dos santos, das manifestações populares, festas, grupos de congado,do artesanato, das pessoas naturais da região que são a grande referência histórica.





Comentário:
Tenhos amigos que vão muito pra Moeda,e todos falam muito bem principalmente sobre o vôo livre.Tenho muita vontade de fazer,quem sabe nas proximas férias!!

Postado por: Natália Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário