O Serro fez fama por ser um ótimo lugar para um roteiro gastronômico. Seu principal produto é o Queijo do Serro, registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais. O queijo, inclusive, é o motivo da festa que acontece em agosto no Parque de Exposições, com concurso leiteiro, shows e vaquejada. Das tradicionais festas religiosas, o destaque é a festa de Nossa Senhora do Rosário, com celebrações, barraquinhas, shows, apresentações de artistas da cidade e manifestações folclóricas. A Festa do Divino, no mês de maio, é celebrada com missa solene, procissão e manifestações folclóricas como a dança do Bumba-meu-boi, a subida do pau-de-sebo e a disputa do quebra-pote.
Rodeada por montanhas, a cidade é muito procurada pela beleza de sua paisagem. Os visitantes encontram boas alternativas para caminhar, descansar e contemplar a natureza. Uma área de 4700 ha do Parque Estadual do Itambé abrange os municípios do Serro, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas. Este parque abriga diversas espécies animais, nascentes, cachoeiras e cabeceiras de rios que alimentam o Jequitinhonha e o Rio Doce. É um bom local para se observar a típica vegetação do Cerrado.
Parque Estadual do Itambé
Hoje, duas excelentes atrações do Serro são os distritos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, paraísos ecológicos já famosos como destinos turísticos mineiros. Os povoados de Três Barras e Capivari também são locais para quem procura a paz, a tranqüilidade das serras e as belíssimas cachoeiras. Capivari está na rota para quem deseja subir o Pico do Itambé. Nos seus arredores, existem trilhas que revelam impressionantes paisagens do cerrado mineiro. Tempo Perdido e Coqueiros são duas belas cachoeiras com praias de areia branca, presentes da natureza para quem percorre os caminhos de Capivari.
Milho Verde
Milho Verde
Comentário:
Não conheço essa cidade, mais o queijo sim,e é muito bom!!
Postado por:
Natália Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário