As famosas dunas de Itaúnas e o mar |
Itaúnas localiza-se a 23 km de distância da cidade mais próxima, Conceição da Barra, e a 60km de distância da maior cidade mais próxima (São Mateus). O acesso se dá obrigatoriamente por uma estrada de barro, que parte dos km 8 e 18 da Rodovia Estadual ES-421, rodovia esta que liga a BR-101 à cidade de Conceição da Barra. Apesar de o acesso a Itaúnas se dar por estrada de barro, em meio a plantações de eucalipto, o estado de conservação da pista é excelente. A Vila oferece toda a infraestrutura necessária, dispondo de energia elétrica e água tratada e encanada em todos os estabelecimentos residenciais e comerciais lá existentes, assim como nas áreas reservadas e próprias para camping.
Toda a beleza de Itaúnas encontra-se no meio do Parque Estadual de Preservação Ambiental. E devido a sua importância, é que o destacamos neste blog, pois é um local que vale a pena conhecer.
Vista da praia e ao fundo o Parque Estadual de Itaúnas |
O Parque Estadual de Itaúnas é uma unidade de conservação que se estende pelo litoral desde a foz natural do Rio Itaúnas, na Cidade de Conceição da Barra, até a divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, na foz do Riacho Doce. Foi criado em 8 de novembro de 1991 e em 1992 foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Possui 3 200 hectares e uma gama variada de ecossistemas, como praia, manguezal, restinga, alagados, mata atlântica de tabuleiro, rio e dunas, um dos mais belos locais do Espírito Santo. O conjunto do Parque Estadual de Itaúnas é considerado pelos ecologistas como sendo um dos mais belos locais do Espírito Santo.
Itaúnas não possui apenas tranquilidade e natureza conservada como principais atrações. Esse arraial é famoso pelas dunas e pela dança, que faz parte da cultura local. E para quem gosta de um forrozinho em meio a natureza exuberante, este é o lugar certo!
Festival Nacional de Forró de Itaúnas
Festival Nacional de Itaúnas |
Anualmente Itaúnas recebe a visita de dezenas de milhares de forrozeiros de todas as regiões do país, que se deslocam até a vila para desfrutar do mais autêntico forró pé-de-serra, que por lá toca o ano inteiro. Anualmente, no mês de Julho, é realizado o "Festival Nacional de Forró de Itaúnas" e "Circuito de Forró", eventos onde bandas e dançarinos se apresentam durante duas semanas seguidas em palcos espalhados por toda a vila e em praça pública, produzindo muito forró e animação. Nessa época, Itaúnas é literalmente invadida por dezenas de milhares de pessoas de todo o Brasil e de diversas partes do mundo, que se espalham pelas diversas pousadas, áreas de campings e residências existentes no local.
O Festival é o maior do mundo e, no ano de 2011 reuniu mais de 30.000 pessoas em apenas uma noite (sábado, dia 23), as quais se espalharam pelos diversos pontos de forró distribuídos pela pequena vila, como o Buraco do Tatu, Crepe Samba Kone e Bar do Forró, apenas para citar os mais conhecidos. Ao todo, mais de 50 000 pessoas frequentaram o Festival de Forró de 2011, durante as duas semanas de sua duração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário