terça-feira, 1 de maio de 2012

Curvelo - MG


Encontra-se situado na mesorregião central de Minas Gerais, na microrregião de Curvelo, com uma área de 3.306,1 km², distante aproximadamente 170 km da capital mineira. Tem localização privilegiada numa região servida por importantes sistemas rodoviários, onde se destaca a rodovia BR-040 que faz a ligação entre Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a BR-135 (Trajeto Rio/Bahia) e BR-259 (Acesso à Diamantina).Por volta de 1700, baianos e paulistas, dentre outros desbravadores – aqueles subindo ou descendo os rios São Francisco e Guaicuí em busca de ouro e pedras preciosas –, tinham como pouso as margens do ribeirão Santo Antônio. Alguns decidiram ficar nestas paragens e, em torno de humilde capela, deram início ao núcleo populacional.Depois de existir como arraial e distrito, designado por outras denominações, Curvelo se desmembrou de Sabará e se tornou município autônomo, por um decreto da Regência, de 13 de outubro de 1831, tendo como sede a vila homônima. Em 30 de julho de 1832, foi instalada a Câmara de Vereadores. Em 7 de dezembro do mesmo ano, houve a ereção do pelourinho, símbolo da autonomia do poder, e, em 15 de novembro de 1875, a sede da comuna elevou-se à categoria de cidade.Destacou-se durante longos anos na cotonicultura, sendo considerada a "terra do ouro branco". Aliás, sua rica indústria receberia prêmio internacional na Itália, em Turim, no ano de 1911. Teve, e ainda tem grande evidência em outros setores, como agropecuária, educação, comércio, serviços, cultura e saúde.É a cidade-mãe de muitos distritos hoje emancipados, tais como Morro da Garça, Inimutaba, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama. É também o berço de uma das mais elegantes facas brasileiras, denominada "Curvelana" e que teria surgido por volta de 1880-90.

Entre os principais locais turísticos, existem:
O Centro Cultural de Curvelo: está localizado no prédio da antiga Estação Ferroviária, que foi reformada e recuperada para abrigar o museu, espaço de multimédia, biblioteca e galerias de arte


























.A Basílica de São Geraldo: é a segunda Basílica de São Geraldo do Mundo, a primeira está em Muros, na Itália, onde o santo está enterrado. A Oitava de São Geraldo acontece na última semana de agosto, com encerramento pela arrojada procissão de São Geraldo no primeiro domingo de setembro, quando a cidade recebe uma multidão de romeiros de todas as partes do país e até do exterior.



A Matriz de Santo Antônio: foi benzida em 1877, tem como forte atração o Altar-Mor entalhada pelo mestre Chico Entalhador.
O Forró de Curvelo: é promovido por entidades, clubes de serviço e a prefeitura, sendo realizado em data que transita o primeiro fim de semana de julho. Durante os quatro dias de festa, são armadas barracas em praça pública com direito a grandes shows de artistas nacionais, concursos de música popular, danças e outras brincadeiras. Todas as barracas oferecem pratos típicos com cardápios variados. O Forró de Curvelo é um evento em âmbito estadual, envolvendo não só as cidades próximas, mas também trazendo turistas da capital, de cidades mais afastadas e até de outros estados.
O Parque de Exposições Ernesto Salvo: é o local onde é realizada anualmente, há mais de 60 anos, a tradicional Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo.



A Lapa do Mosquito: é uma gruta explorada pelo dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que será aberta ao público tão logo seja liberada por mapeamento e adequaçao para visitaçao pública





Além desses, há também a Praça Benedito Valadares; a Praça Tiradentes; a Praça Voluntários da Pátria (Praça da Basílica), a Praça Central do Brasil; a Feira do Bairro Bela Vista; o Estádio Salvo Filho; o Clube Recreativo Curvelano (sede campestre); e a Feira da Estação.


Comentário: Parece ser uma ótima cidade pra se conhecer,passar um final de semana diferente.

Postado por: Natália Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário